quinta-feira, 4 de março de 2010

ameixas, Inglaterra e Joana d'Arc

ela perguntou se eu aceitava um chá, e respondi que sim se fosse daquele bem vermelho, e foi pra cozinha e começou a me contar sobre os terremotos no Chile, porque era uma coisa muito triste tudo que estava acontecendo, 2012 chegando, vai ser que nem naquele filme aquele que tem aquele cara lá que eu não gosto, primeiro foi no Haiti e logo logo vai ser aqui ou até mesmo nas Malvinas, e falou que parece que a disputa entre Inglaterra e Argentina tá reesquentando porque nas Malvinas é só pedra que tem lá mas embaixo tem muito petróleo, daí perguntou o que eu achava, porque ela acha que os ingleses vão redominar o mundo em 2012, "tu vê só, eles começaram com a música e vão conquistar TUDO, e tu viu só como eles são cool? tu vai ver só quando chegar 2012". ela vivia falando em 2012, assistiu um milhão de programas sobre isso tomando chá e se impressionou, tadinha - confesso que também penso um pouquinho nisso, mas ela acha que é muito possível que a humanidade acabe com um meteoro ou com a expansão do sol para o fim ou com uma invasão alieníngina ou com o redomínio inglês, e ficava brava quando eu dizia que isso seria ótimo porque começaria o reinado das baratas sobre a Terra e que elas seriam tão evoluídas quanto nós somos em relação aos dinossauros. ela me estendeu uma xícara de chá e disse pra tomar cuidado porque estava muito quente e que se tomasse agora queimaria o céu da boca, falou que era um chá pra desinchar o corpo e que fazia mais efeito quando se tomava morno; eu disse que ela parecia mais inchada que o normal, assim inchada de grávida, e ela ficou meio brava - eu percebi, e daí ela disse que aquilo era inchaço de tpm e começou a falar sobre ameixas
"que ameixas?"
"é que hoje de tarde eu achei que tinha ameixa na geladeira, mas fui ver e só tinha maçã - e ai, tô táo enjoada de maçã!"
"sei como é"
mas olha que eu não sabia, porque nunca tive um desejo alucinante de comer ameixa, e se parar pra pensar posso dizer que nunca tive por nada um desejo alucinante: ameixa, cerveja, sexo, conhecimento, safáris. ouvi ela perguntar
"tu acha que isso pode acontecer?"
"desculpa, querida, acontecer o que mesmo?
"isso que eu te disse que vi no sonho, de o magma do centro subir todo e incendiar o planeta? será que é um sonho profético? e se fosse - imagina só: quando as fendas surgissem nas Malvinas eu saberia o que viria em seguida. e se eu fosse falar com um vidente? será que ele saberia dizer se é verdade isso?"
era outra coisa que ela fazia com frequência. acho que devia ter inconscientemente o desejo alucinante de ser uma espécie de Joana d'Arc. uma vez eu disse que ela deveria tentar abrir uma igreja, que tem tantas por aí que nem deve ser difícil conseguir uma licença - será que existe licença pra abrir igreja? mas bom, se ela abrisse uma igreja e conseguisse reunir uns malucos que acreditassem nesses sonhos ela poderia começar a se sentir um pouco Joana. ela ficou um pouco incomodada com esse comentário (fiquei até com a impressão de que minhas visitas devem irritá-la e muito), então expliquei que isso poderia acontecer, era só esperar os malucos chegarem até ela, porque as pessoas têm essa necessidade de pertencer a um alguém um deus uma empresa, e daí elas se juntam a qualquer coisa dessas que dê sentido a algo que elas queiram pertencer. ela pensou um pouco e achou a idéia interessante, só que nunca faria algo assim porque seria um embuste
"o que é um embuste?"
"é uma coisa assim falsa"
"ahh... uma espécie de mentira, então?"
"mas uma baita mentira, uma bem ardilosa"
"tipo o grande golpe da lipo?"
"é, isso é um baita embuste"
seria um embuste exigir dinheiro pela fé das pessoas, que cada um deveria ter seu próprio altar em casa e honrar aos deuses que bem quisesse, isso sim, porque se todos os deuses que existem estivessem se sentindo importantes nada disso estaria acontecendo pelo mundo, que era a grande vingança não apenas do planeta mas de todo o universo e que
"vou ali na fruteira comprar cigarro"
"traz ameixa pra mim? daquelas vermelhas"
"se tiver dessas eu trago"
fui e voltei com um maço de Marlboro e umas três ameixas, e ela já havia terminado o chá e servido uma bandeja com bolo de maçã
"tu não tinha enjoado de maçã?"
"de maçã crua. assim cozido fica diferente, tipo banana"
"eu não acho que maçã cozida se pareça com banana"
"nããão, eu quis dizer que maçã cozida tem gosto diferente, assim como a banana cozida também fica melhor do que banana pura"
"ah"
às vezes eu pensava que esses chás que ela tomava faziam um pouco mal, que ela não andava muito certa das idéias. ela pegou uma ameixa e acendeu um cigarro.
"essa é a única do saco que presta, tu não sabe escolher ameixa"
"não tinha nenhuma que prestasse lá na fruteira"
"então não devia ter trazido!"
"mas tu disse que queria ameixa!"
"sim, mas quando elas não tão boas a gente não traz"
"tu tá comendo isso e fumando, nem tá sentindo gosto de nada"
"mas sinto a consistência"
ela ligou a tv e disse que tinha dado pau no gato da tv a cabo, que muito provavelmente o que teria de melhor pra olhar a uma hora dessas seria Boa Tarde com Marlei Soares e começou a pular de canal pra canal; parou num que mostrava uma animação com lava vulcânica e o repórter falando por telefone
...e o governo inglês já providenciou o envio de tropas para averiguar a situação; enquanto isso, boa parte da população das ilhas foi acolhida em território argentino e o restante está a caminho. Aqui em Buenos Aires o clima é de alerta, mas ninguém sabe ao certo o que está acontecendo nas Malvinas, conhecidas pelos ingleses como ilhas Falkland. Sabe-se apenas que uma enorme cratera irrompeu em uma das ilhas e foram sentidos vários tremores sísmicos no dia de ontem. De acordo com o geólogo uruguaio..."